ECOS DA AMÉRICA - Encontro
entre Brasil e Estados Unidos
Rosana Lamosa, soprano
Pablo Rossi, piano
22 de novembro - 17:00hs
Teatro de Vermelhos

O concerto de Rosana Lamosa e Pablo Rossi traça uma ponte musical entre Brasil e Estados Unidos.
O Teatro de Vermelhos recebe uma apresentação única da aclamada soprano Rosana Lamosa e do premiado pianista Pablo Rossi, em um recital que propõe um diálogo entre a música de concerto brasileira e a música americana do século XX. O concerto, que acontece em meio à exuberância da Mata Atlântica, destaca como os dois universos musicais se entrelaçam por meio da linguagem erudita, popular e do jazz.
Com curadoria musical e interpretação de excelência, o programa conta com obras emblemáticas para piano solo e duo de voz e piano, atravessando repertórios que vão de Carlos Gomes a Cole Porter e de Heitor Villa-Lobos a George Gershwin, passando por Claudio Santoro, Francisco Mignone, Leonard Bernstein, Aaron Copland e Waldemar Henrique.
A apresentação terá a participação especial do escritor e jornalista americano James Gavin, um dos mais respeitados biógrafos da música popular americana (autor de livros sobre Chet Baker, George Michael e a cena de cabaré nova-iorquina), que fará uma mediação conceitual ao vivo, contextualizando a conexão estética e cultural entre os compositores brasileiros e americanos presentes no programa.
Entre os destaques do repertório para piano solo estão:
- Saudades das Selvas Brasileiras e Índio Branco - Heitor Villa-Lobos
- Congada - Francisco Mignone
- Abertura da Ópera "Il Guarany" - Carlos Gomes, em transcrição para piano
O programa vocal apresenta um rico ciclo de canções, evidenciando o lirismo e o cruzamento de estilos entre os dois países:
- Canções de Aaron Copland, Leonard Bernstein, Cole Porter e George Gershwin, ícones da música de concerto e do teatro musical americano
- Ciclo Canções de Amor de Cláudio Santoro, canções que revelam forte influência da música popular brasileira e do jazz, especialmente da bossa nova.
- Canções de Villa-Lobos e Waldemar Henrique, inspiradas em lendas amazônicas e temas que encontram inspiração na natureza, ressoando diretamente com o entorno natural do espaço onde o concerto acontece, localizado em plena floresta tropical de Ilhabela.
O encontro de Rosana Lamosa e Pablo Rossi nesse repertório multifacetado propõe uma escuta sensível das afinidades rítmicas, harmônicas e poéticas entre Brasil e Estados Unidos, revelando uma riqueza artística que ultrapassa fronteiras e celebra a diversidade sonora das Américas, além de oferecer um formato mais dinâmico com a participação do escritor James Gavin.


