O Instituto Baía dos Vermelhos

O Centro Cultural Baía dos Vermelhos, implantado e mantido pelo Instituto Baía dos Vermelhos na cidade de Ilhabela, Estado de São Paulo, foi idealizado por seu fundador, Samuel Mac Dowell de Figueiredo, para desenvolver programas de criação, produção e difusão cultural e de educação e formação no campo da música e das demais formas de expressão artística. Foi concebido como um projeto multidisciplinar e de integração social, com atividades voltadas para o desenvolvimento social e econômico das comunidades de Ilhabela e do Litoral Norte de São Paulo.

 

Suas metas incluem a ampliação das oportunidades de manifestação artística e cultural, de formação profissional e de geração de empregos e da redução da sazonalidade da atividade econômica e a preservação ambiental constitui premissa da sua implantação em área dominada por um extrato da Mata Atlântica, situada entre o Parque Estadual de Ilhabela e o Oceano Atlântico.

 

As atividades do complexo cultural estão distribuídas entre as programações de difusão artística e cultural abertas ao público, como os festivais e demais espetáculos públicos, e as de criação e formação artística realizadas em programas de residência artística.    

 

História

O surgimento da instituição no cenário cultural brasileiro ocorreu a partir de 2015, quando iniciou a produção regular de eventos culturais. O empreendimento se fez notar, inicialmente, por sua inserção não usual em uma região sem tradição em seu universo de atividades, de difícil acesso e distante dos centros urbanos. Essas dificuldades iniciais são compensadas pela excepcionalidade da relação do complexo cultural com o ambiente e com o espaço físico onde está implantado, que proporciona a criação de espaços dedicados à integração da arte com a natureza. Os artistas e o público que frequentam Vermelhos compartilham uma experiência incomum, na qual a criação, a interpretação e a exibição de obras se inserem nos mesmos jardins, matas e ambientes naturais percorridos pelos espectadores.

A implantação do projeto se mostrou viável a partir de 2010, com a identificação do terreno adequado para a  implantação, com mais de 150.000 m2 e situado entre o mar e as encostas do Parque Estadual de Ilhabela, junto à Baía dos Vermelhos. Naquele ano, foi constituído o Instituto Infrailha Cultural, hoje denominado Instituto Baía dos Vermelhos, entidade de direito privado de natureza cultural e sem fins lucrativos  incumbida de desenvolver o projeto e gerir as atividades do complexo cultural. 

O Anfiteatro da Floresta foi utilizado pela primeira vez em junho de 2013, em  evento organizado para a apresentação do projeto de Vermelhos às autoridades e ao público de Ilhabela.

Em 2015, foi concluída a construção do Anfiteatro da Floresta e iniciada a implantação do Teatro de Vermelhos. Em dois dias de espetáculos, importantes artistas da cena erudita e popular se apresentaram no primeiro festival realizado, o Vermelhos 2015 – Música e Artes Cênicas. Ainda em 2015, o Instituto realizou seus primeiros programas de Residência Artística, concluídos com a apresentação de concertos gratuitos no Anfiteatro da Floresta, no canteiro de obras do Teatro de Vermelhos e na Igreja Nossa Senhora D’Ajuda, no Centro Histórico da cidade.

Em abril de 2016, foram realizados um novo programa de Residência Artística, no campo das artes plásticas, e o festival “Vermelhos 2016 - Música e Artes Cênicas”, que marcou a inauguração do Teatro de Vermelhos. No mesmo ano, o Instituto Baía dos Vermelhos iniciou o trabalho de construção de parcerias com a comunidade de Ilhabela, acolhendo apresentações de grupos artísticos da localidade, cedendo os seus espaços para atividades oficiais da Prefeitura de Ilhabela e iniciando a série anual de espetáculos dos Concertos de Ano Novo.

De 2016 aos dias atuais, o Instituto promove a ampliação das suas instalações, consolida o seu programa anual de atividades e desenvolve esforços para viabilizar a ampliação da sua programação regular e iniciar as atividades voltadas para a educação e formação profissional.

Instituto Baía dos Vermelhos

Sede: Av. Governador Mário Covas Júnior, n° 11.970

CEP 11630-000 - Ilhabela/SP 

Escritório: Av. Brigadeiro Luís Antônio, n° 4.763

CEP 01401-002 - São Paulo/SP

Receba nossas novidades por email

Direitos reservados @Instituto Baía dos Vermelhos