PAISAGENS LÍRICAS
Carla Cottini, soprano
Ricardo Ballestero, piano
16 de novembro - 11:00hs
Sala do Porão

O recital percorre diferentes idiomas e sonoridades que marcaram o final do século XIX e o início do século XX, desenhando um mapa de experiências musicais e poéticas. As canções brasileiras de Villa-Lobos, Helza Camêu e Ernani Braga mostram como a tradição popular inspirou novas formas de expressão na música do país. Helza dialoga de modo sensível com o universo de Debussy, explorando timbres e atmosferas que aproximam poesia e música, enquanto Braga e Falla revelam, cada um a sua maneira, o impulso nacionalista que valorizou ritmos e melodias de suas terras. Debussy, criando uma linguagem moderna ainda no final do século XIX, serve como ponto de passagem para outros mundos sonoros, abrindo espaço para novas relações entre som e sentido. Já Montsalvatge, ao se inspirar na literatura e na cultura de Cuba, transforma o exotismo tradicionalmente empregado na música europeia em reflexão crítica.
Programa do Concerto:
1ª Parte
Heitor Villa-Lobos
Bachianas Brasileiras nº 5
1. Ária (Cantilena)
2. Dança (Martelo)
Camargo Guarnieri
Melancólico
(mov. 2 da Sonatina 4 para piano)
Helza Camêu
Toada da chuva Saudade Noitinha
Ernani Braga
Ô, Kinimbá - Capim de Pranta -
Nigue-nigue-ninhas - Engenho Novo
(Intervalo)
2ª Parte
Claude Debussy
Rêverie
Ariettes oubliées
1. C’est l’extase langoureuse
2. Il pleure dans mon coeur
3. L’ombre des arbres
4. Chevaux de bois
5. Green
6. Spleen
Manuel de Falla
Danza de La Vida Breve
Xavier Montsalvatge
Cinco canciones negras
1. Cuba dentro de un piano
2. Punto de habanera
3. Chévere
4. Canción de cuna para dormir a un negrito
5. Canto negro
