Os 5 anos do festival Vermelhos - Música e Artes Cênicas

O festival "Vermelhos 2019 - Música e Artes Cênicas" será realizado de 02 a 18 de agosto no Centro Cultural Baía dos Vermelhos, em Ilhabela, com mais uma extensa programação de concertos e recitais de música erudita e apresentações de dança e de música popular e instrumental. A mistura do repertório clássico à dança e à música instrumental e popular constitui a matriz do evento, estabelecida desde a sua 1ª edição em 2015 com o objetivo de levar ao público uma visão ampla, diversificada e atual da produção cultural no campo da música e das artes cênicas.

A programação musical trará expoentes do campo erudito como a pianista Cristina Ortiz, o maestro Roberto Minczuk e a Orquestra Municipal de São Paulo no concerto de abertura, a violinista sul-coreana Jiyoon Lee e o maestro Cláudio Cruz com a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, recitais de piano, concertos barrocos e entre outros espetáculos uma suíte americana a ser encerrada com a suíte de Porgy and Bess para orquestra, coro e solistas, concluindo o ciclo iniciado em 2018 com West Side Story e outras obras de Leonard Bernstein.  A dança será representada mais uma vez pela São Paulo Companhia de Dança e a música popular e instrumental terá um lugar mais do que especial na programação, com as apresentações de artistas como Dori Caymmi e Marcelo Bratke, Amilton Godoy, Carlos Lyra, João Donato, Zélia Duncan, Ricardo Herz, os detentores de Grammy Hamilton de Holanda, Trio Corrente e muitos outros. O festival será concluído com um concerto de música eletroacústica com Flo Menezes, em uma experiência inovadora e desafiadora no ambiente cultural do Litoral Norte. Após o festival, a pianista Maria João Pires realizará um programa especial de Residência Artística, trazendo de seu Belgais, em Portugal, a experiência de recitais e oficinas culturais "Partituras".

A programação de 2019, na 5ª edição do festival, trará ainda as "Conversas Com o Público", uma série de palestras e debates sobre temas da atualidade, que acontecerá pela primeira vez ao longo da programação e intervalos dos espetáculos. Elas serão realizadas com o objetivo de dar lugar à participação e opinião do público sobre o festival e as demais atividades de Vermelhos, para que tenham as devidas conexões com a atualidade, as tendências e a diversidade cultural, artística e política, para que possa, no futuro, almejar a criação artística e a descoberta de linguagens próprias.

As "Conversas Com o Público" acontecerão nos novos espaços criados no Centro Cultural de Vermelhos, ao lado dos restaurantes onde o público poderá ampliar a sua participação  no festival para transformá-la em uma experiência de absorção de idéias e do que a arte pode proporcionar-lhe, de convivência com os artistas e os outros  e até mesmo de conflito e exploração das diferenças.

 

Shows e Concertos

02 AGOSTO | SEXTA

21:00 Teatro de Vermelhos

Maria Rita voz:piano

1/1
1/3

03 AGOSTO | SÁBADO

11:00 Teatro de Vermelhos

Marcelo Bratke e Dori Caymmi

André Mehmari Trio

1/3

03 AGOSTO | SÁBADO

16:00 Anfiteatro da Floresta

Ensemble Barroco

Fernando Cordella

Ana Schwedhelm

Carla Cottini

03 AGOSTO | SÁBADO

20:30 Teatro de Vermelhos

Orquestra Sinfônica Municipal

Roberto Minczuk

Cristina Ortiz

1/2

04 AGOSTO | DOMINGO

11:00 Teatro de Vermelhos

Nelson Ayres e Ricardo Herz

Amilton Godoy Trio

1/2

04 AGOSTO | DOMINGO

17:00 Paróquia N. Sra. D'Ajuda

Sujeito a Guincho

1/1
1/3

09 AGOSTO | SEXTA-FEIRA

21:00 Teatro de Vermelhos

São Paulo Companhia de Dança

1/1

10 AGOSTO | SÁBADO

11:00 Sala do Porão

Cristina Ortiz

10 AGOSTO | SÁBADO

16:00 Anfiteatro da Floresta

Ulisses Rocha

Anna Setton

1/2

10 AGOSTO | SÁBADO

19:00 Teatro de Vermelhos

Orquestra Jovem do Estado de São Paulo

Cláudio Cruz

Jiyoon Lee

1/3

11 AGOSTO | DOMINGO

11:00 Teatro de Vermelhos

Trio Corrente

Banda Mantiqueira

1/2

11 AGOSTO | DOMINGO

17:00 Paróquia N. Sra. Aparecida

Orquestra

Júlio Medaglia

Ulisses Rocha

​Júlia Abdalla

1/3

16 AGOSTO | SEXTA

21:00 Teatro de Vermelhos

Bossa Nova in Concert

Carlos Lyra | João Donato | Wanda Sá | Paula Morelenbaum

Ingressos de 15,00 a 120,00

1/4

17 AGOSTO | SÁBADO

11:00 Sala do Porão

Sonia Rubinsky

Iddo Bar-Shaï

Ingressos de 60,00 a 120,00

1/2

17 AGOSTO | SÁBADO

16:00 Anfiteatro da Floresta

Zelia Duncan e Jaques Morelenbaum

Hamilton de Holanda

LOTE EXTRA

Ingressos de 15,00 a 120,00

1/2

17 AGOSTO | SÁBADO

20:30 Teatro de Vermelhos

Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo

João Maurício Galindo

Juliana Steinbach

Marly Montoni

Leonardo Neiva

Ingressos de 15,00 a 80,00

1/5

18 AGOSTO | DOMINGO

11:00 Anfiteatro da Floresta

Flo Menezes, Cassia Carrascoza  e PIAP

Ingressos de 15,00 a 100,00

1/2

*Programação sujeita a alterações

 

Programação Pedagógica

Masterclass de Clarinete e Clarone

05 a 07 de agosto 

Prof. Luís Afonso Montanha

Natural de Americana, Montanha fez especialização em Clarinete e Clarone no Conservatório de Rotterdam, Holanda. Tem grande atuação como solista e camerista nas apresentações que faz regularmente no Brasil, Europa e Estados Unidos, com destaque para importantes obras do repertório dos Séculos XX e XXI.

 

Foi o Primeiro Clarinetista da Sinfônica Municipal de São Paulo (1992 a 2014) e integrou as orquestras Jazz Sinfônica de São Paulo e Sinfônica de Campinas, além de grupos como a Camerata Aberta (Prêmio APCA 2010 e Prêmio Bravo 2012), o Opus Brasil Ensemble e Tetralogia e Grupo Quarta D. Atualmente, integra o Sujeito a Guincho (Prêmio Eldorado de Música 1995 e Sharp 1997), o Duo Clarones (com o Prof. Henri Bok – Holanda) e o Quinteto Pierrot.

Montanha é Doutor em Performance pela Unicamp e, desde 1992, Professor de Clarinete/ Clarone e Música de Câmara na USP. Atualmente,  é Chefe do Departamento CMU-ECA-USP. Vencedor, como solista, do Prêmio Eldorado de Música e do Prêmio Esso de Música (Holanda), entre outros.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Masterclass de Violão

12 a 14 de agosto 

Prof. Ulisses Rocha

Violonista, compositor e arranjador, com 14 CDs gravados, Ulisses Rocha é um dos violonistas mais influentes de sua geração. Em sua discografia, fica clara a busca pela ruptura das fronteiras do instrumento, fundindo influências e redimencionando a sua utilização.

Nas suas frequentes turnês internacionais, alterna as funções de solista e professor, apresentando-se em recitais e master classes nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Bélgica, Holanda, Polônia, Rússia, França, Suíça, Croácia, Lituânia, Síria, Kwait, Japão, entre outros países. Ulisses Rocha foi indicado para o prêmio Brazilian Press Awards 2016.

Além do trabalho próprio, já participou de concertos e gravações ao lado de artistas como Al Di Meola, Cesar Camargo Mariano, Eliane Elias, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal e Gal Costa, entre outros. Ulisses Rocha também desempenha importante trabalho na área didática como professor da faculdade de Música da Unicamp e como professor convidado na University of Florida.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

A programação do festival Vermelhos 2019 - Música e Artes Cênicas inclui atividades pedagógicas consistentes em duas séries de masterclasses. A primeira será de Clarinete e Clarone e será ministrada pelo Professor Luís Afonso Montanha, nos dias 5 a 7 de agosto. A segunda série será de Violão e estará a cargo do Professor Ulisses Rocha nos dias 12 a 14 de agosto.

 

Cada série terá 16 vagas, sendo que 8 vagas são reservadas para alunos residentes em Ilhabela  e 8 vagas para estudantes não residentes em Ilhabela.

 

Os alunos não residentes em Ilhabela ficarão hospedados na Residência Artística do Instituto Baía dos Vermelhos em quartos duplos, com direito as refeições, sem custos para os estudantes.

 

As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever até o dia 14 de julho, enviando para o email info@vermelhos.org.br: currículo, repertório e link para vídeo do candidato tocando uma obra de livre escolha. Os resultados serão anunciados até o dia 22 de julho.

 

Cada estudante deve providenciar a sua viagem até o Instituto Baía dos Vermelhos.

Instituto Baía dos Vermelhos

Av. Governador Mário Covas Jr., 11.970

Ilhabela / SP

 

Pontos de venda de ingressos em Ilhabela

Imobiliária Sergio Hette

Rua Dr. Carvalho, 2 - Vila (Centro)

Tel (12) 3896-3557

Via Marina Propriedades Únicas

Av Riachuelo, 6730 - Bexiga (Sul)

Tel (12) 3894-9202

Instituto Baía dos Vermelhos

Sede: Av. Governador Mário Covas Júnior, n° 11.970

CEP 11630-000 - Ilhabela/SP 

Escritório: Av. Brigadeiro Luís Antônio, n° 4.763

CEP 01401-002 - São Paulo/SP

Receba nossas novidades por email

Direitos reservados @Instituto Baía dos Vermelhos