Eventos nos dias 28 e 29 de dezembro têm participação de João Bosco e Hamilton de Holanda, a célebre cantata Carmina Burana e o Concerto n. 5 de Beethoven, regidos pelo maestro Roberto Minczuk. Também será inaugurado em Vermelhos o "Parque Nelson Freire", em homenagem ao grande pianista.
O Teatro de Vermelhos, em Ilhabela, reabre após o período de restrições com uma programação especial de fim de ano, com música clássica e popular e uma homenagem ao pianista Nelson Freire, que tocou em Vermelhos em 2016, 2017 e 2018. As apresentações acontecem no impressionante teatro de 1.100 lugares que fica no lado sul da Ilhabela, no meio da mata atlântica e próximo ao mar.
No dia 28 de dezembro às 20h Vermelhos promove o encontro de dois gênios da música popular, João Bosco e Hamilton de Holanda. No show "Eu vou pro samba" os músicos apresentam sucessos de suas carreiras e exploram a sonoridade do samba com o acompanhamento virtuoso do bandolim, em uma parceria que já gerou a gravação de um álbum ao vivo.
No dia seguinte, também às 20h, a pianista Juliana Steinbach, que se apresentou com Nelson Freire em Vermelhos em 2018, retorna para uma homenagem ao amigo interpretando a última peça tocada por ele em Vermelhos, o Concerto nº 5 - Imperador, de Ludwig van Beethoven.
No mesmo programa, na segunda parte, Roberto Minczuk - maestro titular da Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo e da Filarmônica de New Mexico, nos Estados Unidos - rege a famosa cantata profana Carmina Burana, de Carl Orff, com a participação de orquestra, coro e os solistas Lina Mendes (soprano), Aníbal Mancini (tenor) e Leonardo Neiva (barítono).
Além da programação musical, o grande espaço onde estão os equipamentos culturais de Vermelhos e a sua mata Atlântica, vizinhos do oceano, passa a se chamar “Parque Nelson Freire”. Para o Diretor-Geral do Instituto Baía dos Vermelhos, Samuel Mac Dowell de Figueiredo, "com estes concertos e este Parque, Vermelhos procura render ao seu grande amigo uma homenagem à altura do seu talento e importância mundialmente celebrados.
VERMELHOS 2021
CONCERTOS DE FIM DE ANO
28 de dezembro - 20h
Teatro de Vermelhos
JOÃO BOSCO e HAMILTON DE HOLANDA
Show "Eu vou pro samba"
29 de dezembro – 20h
Teatro de Vermelhos
1ª Parte - Homenagem a Nelson Freire
Orquestra Sinfônica
ROBERTO MINCZUK, regência
JULIANA STEINBACH, piano
LUDWIG VAN BEETHOVEN
Concerto nº 5 para piano e orquestra em Mi bemol maior, Op.73 - Imperador
- allegro (Mi bemol maior)
- adagio un poco mosso (Si maior)
- rondó: allegro ma non troppo (Mi bemol maior)
2ª parte
Orquestra e Coro
ROBERTO MINCZUK, Regência
LINA MENDES, Soprano
ANÍBAL MANCINI, Tenor
LEONARDO NEIVA, Barítono
CARL ORFF
Carmina Burana - cantata profana
Programação sujeita a alterações.
Kommentare